• Nippon Country Club

Educar e formar jovens. Quais as melhores escolhas?

As exigências do mercado de trabalho e da sociedade mudaram e muitas famílias e instituições de ensino não se deram conta. A Escola continua sendo um ambiente de acumulação de conhecimento, que também é necessário na medida certa, porém com a chegada de tecnologias cada vez mais avançadas e a abundância de conhecimento gerado a cada minuto no mundo, as necessidades dos recursos humanos mudaram. O acúmulo de conhecimento que até a geração dos anos 2000 era o diferencial na valorização de um profissional, hoje não é mais. Diversas plataformas e aplicativos de pesquisa são imbatíveis no que se refere a concentração de conhecimento. Qualquer assunto, estudo ou conteúdo hoje são disponibilizados gratuitamente na palma da sua mão por meio de um Smartphone. Voltamos a era do autodidata, qualquer pessoa que tenha iniciativa, consegue se transformar em doutor em qualquer assunto.

Se o conhecimento se democratizou, quais são os diferenciais que valorizam uma pessoa?

Hoje Headhunters, Gestores de RH e Líderes de Equipe buscam pessoas com competências e habilidades socioemocionais bem desenvolvidas. O que importa hoje não é saber realizar um cálculo de engenharia complexo confiável, pois isso softwares já realizam com muito mais eficiência e agilidade. Hoje, o que vale mais é um Engenheiro criativo e dinâmico que busque soluções para seu ambiente de trabalho ser mais organizado, tenha inteligência emocional para liderar sua equipe, para que esta produza com mais eficiência, seja comprometido para garantir as entregas, enfim, que tenha capacidade de gerir suas próprias atividades e a de sua equipe com eficiência.

Como escolas em que a premissa é fazer o aluno passar no vestibular, podem preparar nossos jovens para estas exigências do mercado de trabalho e da sociedade? Ken Robinson, professor emérito da Universidade de Warwick, na Inglaterra, consultor de governos europeus, asiáticos e americano, afirma: “Nosso sistema de educação tem 200 anos e durante esse tempo falhamos em conectar os estudantes aos seus talentos. A escola mata a criatividade. O sistema é obcecado em levar os alunos para a faculdade. Nem todo mundo precisa ir para a universidade, nem todo mundo precisa ir na mesma época da vida”.

Além do estudo formal, é com a prática de atividades multidisciplinares que conseguimos criar pessoas com mais iniciativa, criativas, responsáveis, comprometidas e que consigam lidar com suas emoções de uma forma inteligente.

Não queremos induzir os jovens a abandonarem as escolas, longe disso, mas achamos importante direcionar esses jovens a praticarem também atividades que permitam desenvolver os seus talentos.

Em que o Nippon pode ajudar?

Há quatro anos, o nosso clube desenvolve um projeto chamado Academia do Futuro, onde jovens de 12 a 18 anos são expostos a diversas atividades e dinâmicas que promovem o desenvolvimento de muitas habilidades e competências.

O Projeto, por meio de atividades, cursos e palestras, desenvolve a oratória, organização e marketing pessoal, inteligência emocional, finanças, omotenashi e etiqueta, inovação e criatividade, gestão de projetos, gestão de pessoas, entre outros.

Para saber mais sobre a Academia, entre em contato com a nossa administração pelo telefone 4652-0270.










2 visualizações

Bem-vindo ao Nippon Country Club

アメリカ大陸最大の日系クラブ

O maior clube Nikkei das Américas.

Sede Nippon Arujá

 

Tel: 011-4652-0270

 

E-mail : secretaria.aruja@nipponclub.com.br

 

Escritório Central (Liberdade)

 

Tel: 011-3111-3999

 

E-mail : nipponclub@nipponclub.com.br

 

* Informamos à todos os nossos associados, que o escritório de São Paulo voltou a realizar o atendimento presencial, ainda com horário reduzido : das 9:00 às 16:30 hrs mediante um protocolo rígido de segurança, com distanciamento social, distanciamento entre as mesas, uso de mascaras e álcool gel, etc. Na sala de atendimento foi instalado uma torre de álcool gel, e será permitido a presença  somente de 2 pessoas. Excedido este limite, o associado terá que aguardar a liberação de acesso na portaria. Contamos com a colaboração e compreensão de todos, utilizando preferencialmente os nossos canais de atendimento telefônico e digital e utilizando o atendimento presencial somente nos casos de extrema necessidade.

© Orgulhosamente criado por Center Foto 2015/2020 . contato: (11) 2403-2200