Atualizado: Mai 30

Desde o inicio da crise, a Diretoria Executiva vem trabalhando intensamente, acompanhando a evolução e tomando uma série de medidas para mitigar os impactos sobre a instituição e seus associados. Para uma gestão mais eficaz, foi constituído o Comite Covid19, integrado por membros da diretoria executiva e pela presidência do Conselho Deliberativo.

É importante que o associado entenda melhor os principais impactos que afetam as receitas e despesas do clube, com o fechamento compulsório determinado pelas autoridades publicas:

1- RECEITAS: estamos enfrentando uma perda significativa das receitas, em relação às previstas em nosso orçamento:

1.1. Taxas de manutenção: decréscimo de cerca de 15% pelo aumento da inadimplência em abril e maio, em razão da quarentena, que está afetando praticamente todos os setores da economia;

1.2. As receitas extraordinárias praticamente foram zeradas (taxas de transferência de títulos, taxas de exame medico, taxa de locação das instalações do clube, taxa de convite de visitantes, etc.)

1.3. As taxas departamentais também, em razão do clube estar fechado, tiveram um nível de adimplência muito baixo.

1.4. Perda das receitas geradas pelos nossos eventos que foram todos cancelados (undokai, torneio Poliesportivo, Festa Junina).

2- DESPESAS: várias ações foram tomadas para reduzir as despesas, tais como:

2.1. Decréscimo das despesas variáveis, tais como materiais de consumo, energia elétrica e outros.

2.2. Adequação do custo da mão de obra própria, com a utilização das vantagens previstas nas MPs nºs. 927 e 936 (férias antecipadas, home office e suspensão dos contratos de trabalho);

2.3. Renegociação dos contratos com mão de obra de terceiros.

2.4. Suspensão temporária das novas obras previstas no orçamento.

2.5. Renegociação com todos os nossos principais fornecedores.

Apesar de todos os esforços e providencias para reduzir o custo fixo ao mínimo possível, a queda na receita foi maior que a queda dos custos no mês de abril, e o será também no mês de maio.

A gestão do nosso clube, ao longo dos últimos anos, vem sendo feita no sentido de gerar um superávit, que possibilitou as melhorias em seu patrimônio, com novas obras e reformas das existentes, já bastante deterioradas pelo tempo, o que fez do nosso clube, um dos melhores clubes de campo do País.

Mesmo com este cenário, a Diretoria sensibilizada pelas dificuldades que muitos associados estão enfrentando neste momento, resolveu conceder um desconto de 10% nas taxas de manutenção que vencerão nos próximos dias 10 de agosto, 10 de setembro e 10 de outubro, para aqueles que pagarem até a data do vencimento. É importante que o associado tenha pleno conhecimento de que este desconto aumentará o déficit, que será financiado pelas reservas existentes. Infelizmente, por motivos operacionais do banco, não será possível conceder os descontos nos boletos já enviados para os associados de junho e julho.

Esclareça-se, por importante, que a nossa taxa de manutenção mensal é muito inferior àquela cobrada por clubes congêneres, gerando uma dependência das receitas extraordinárias que tiveram a sua arrecadação reduzida, conforme acima explicado, o que não permite a concessão de um desconto maior, sob o risco de comprometer a situação financeira do clube.

Para os associados que anteciparam o pagamento da taxa de manutenção, pagando a anuidade, será gerado crédito no valor correspondente e descontado da anuidade ou mensalidade do próximo ano.

Informamos também, que as taxas departamentais (departamentos esportivos e sociais) estarão isentas por todo o período em que o clube estiver fechado, voltando a serem cobradas a partir da data de reabertura. Para os associados que pagaram antecipado ou que pagaram pelo período em que o clube estiver fechado, será dado pelo departamento, um credito a ser abatido em meses futuros.

Para os associados que não estejam em dia com o Clube, serão oferecidas condições especiais para pagamento parcelado dos débitos. Utilizem o email: nipponclub@nipponclub.com.br e o telefone 011-4652-0270 para tratar destes assuntos.

É praticamente impossível hoje, prever até quando teremos que manter o nosso clube fechado e o quanto a crise vai se agravar nos próximos meses, por isso, estaremos monitorando a situação diariamente, para a tomada de medidas corretivas necessárias à cada momento. Manteremos os nossos associados informados.

É hora de juntarmos forças para preservação de nossos associados e do patrimônio do Clube. Estamos ansiosos para reabrir as portas, e possibilitar que os associados possam utilizar as nossas amplas instalações, com ar puro e muito verde, respeitando é claro, as recomendações de se evitar aglomerações e de higiene pessoal que o momento requer.

Para tanto, mesmo com as atividades suspensas, são mantidos os trabalhos administrativos, segurança, manutenção, conservação e limpeza, sempre objetivando oferecer o melhor para os associados.

Portanto, assim que legalmente pudermos reabrir as nossas portas, informaremos a todos.

Se cuidem,

Diretoria Executiva