HISTÓRIA DO NIPPON
COMO TUDO COMEÇOU

Conheça os principais acontecimentos que marcaram a história do nosso clube!

1960
Abril
A ideia e os primeiros passos para o nascimento do Nippon

Dois amigos e o sonho de um clube

Dois amigos, um terreno em Arujá de 10 alqueires e a ideia de construir um espaço onde os japoneses, seus filhos e netos poderiam se divertir e criar amizades. Essa foi a sementinha do que se tornaria o nosso clube.

O restaurante do Cine Niterói, na Liberdade, foi o palco das primeiras discussões em torno dessa ideia entre os amigos Katsuzo Yamamoto e Soichiro Motoie. E no dia 06 de abril a subscrição de sócios-fundadores foi iniciada.

Julho
A ideia e os primeiros passos para o nascimento do Nippon

O nascimento oficial: a assembleia de constituição do clube

Os 50 primeiros sócios foram arregimentados rapidamente e no dia 04 de julho foi realizada a assembleia de constituição do clube. Nascia, oficialmente, o Nippon Country Club! Um clube voltado não só para a comunidade japonesa, mas para todas as famílias!

Dezembro
A ideia e os primeiros passos para o nascimento do Nippon

Sob chuva, era lançada a pedra fundamental do Nippon

A pedra fundamental foi lançada no dia 18 de dezembro, sob a chuva e as lágrimas do discurso emocionado de Yamamoto. O sonho, construído ao lado do amigo Motoie e dos primeiros 50 sócios, começava a sair do papel!

1962
É inaugurada a primeira obra do clube – o Ginásio Poliesportivo

Dois anos após o lançamento da pedra fundamental a primeira obra do clube foi inaugurada: o Ginásio Poliesportivo, sob o comando do engenheiro Sadao Kayano, com uma cobertura toda em madeira. Os pesados arcos foram montados no chão e cada vez que era preciso içar um novo arco até o seu lugar, uma verdadeira força tarefa era realizada, com a ajuda dos funcionários da Sadokin, uma das empresas de Yamamoto. A área marcou o início das primeiras atividades do clube, dando espaço às festas e bailes, e funcionando como foco de atração dos novos associados.

1964
A primeira piscina do clube

Enquanto novos sócios iam chegando, uma nova área do clube foi inaugurada, no aniversário de São Paulo, 25 de janeiro: a piscina semiolímpica, de 25 metros, um momento muito aguardado pelos associados. Além de ser uma grande obra, já que também foi construído ao mesmo tempo ali uma piscina infantil e um vestiário, nas vésperas da inauguração, uma grande seca atingiu a região e foram necessários muitos esforços para enchê-la.

1965
Teve início a tradição do Undookai no Nippon

O primeiro Undookai do clube foi realizado no mês de maio de 1965, em homenagem ao Dia dos Meninos. Nos primeiros anos a festa foi realizada pela Associação dos Lojistas da Liberdade –

hoje conhecida como ACAL, depois o próprio Nippon passou a organizar a festa. O Undookai dos anos 60 não é muito diferente da festa dos tempos atuais. A maioria das provas ainda privilegia a força de vontade para superar barreiras e os próprios limites.

1966
Mais festas começaram a agitar o clube

Para atrair mais associados, o clube começou a realizar grandes festas e logo se tornou referência em bailes, atraindo jovens do interior e da capital. O primeiro grande evento foi a Festa Junina. O Carnaval Matinê também começou nessa época, assim como o Dizô Matsuri, atualmente, Nippon Fest. Até hoje o Nippon é o único clube da América do Sul a fazer uma festa em homenagem ao Dizô-Sama.

1970
O início da tradição esportiva do Nippon

Com novos sócios chegando a cada dia, o clube passou a ampliar seus atrativos e muitos esportes tiveram início nessa década como vôlei, futebol, rúgbi, bocha e tênis de mesa, reunindo excelentes técnicos e atletas de destaque. Nos anos 1970 nascia também um dos esportes mais praticados do Nippon, o tênis de campo, com a inauguração das primeiras quadras. Hoje, o clube dispõe de uma das melhores infraestruturas para a prática do esporte no país, com 20 quadras e uma ampla sede.

1977
Aulas e cursos no recém-inaugurado Departamento Feminino e um novo berçário

Na área social, nascia o Departamento Feminino, com cursos de ginástica, ikebana e balé. Mais tarde, surgiram também os cursos de culinária, cerâmica, tricô e crochê, além de aulas de dança de salão, jazz, ginástica aeróbica e localizada. O Departamento também foi responsável pela criação do Berçário do clube, uma forma de oferecer as mamães do Nippon uma comodidade adicional.

1980
Novos esportes e atividades sociais passam a se desenvolver no Nippon

Após 20 anos da sua fundação e muitas benfeitorias, o Nippon chegava à marca de 8 mil famílias associadas, que encontravam nesse cantinho de Arujá um lugar para se divertir e, principalmente, fazer novas amizades. E nessa década, o clube seguiu em expansão, inaugurando novos departamentos, como o de Natação e Gueitebol, e desenvolvendo novas atividades, como o Salão de Jogos, o 1º Torneio de Karaokê, a prática do Soft Tênis e até um Torneio de Videogame, para celebrar o Dia das Crianças.

1985
O Nippon passa a ter um Hotel próprio

Outra novidade importante na década de 80 foi a construção do Hotel, inaugurado em 1985. Uma obra necessária para um clube que estava crescendo e recebendo diversas delegações estrangeiras. Em 2014, o Hotel passou por uma grande reforma, trazendo mais modernidade e conforto às suas instalações. Além das delegações esportivas, o Nippon House também é uma excelente opção para os sócios que desejam um momento de paz e descanso.

1990
Um novo presidente e um novo Plano Diretor de Modernização

No Nippon, a década de 1990 é de grande transformação. Após mais de 30 anos à frente do clube, Katsuzo Yamamoto passa a presidência para Sadao Kayano, que aprova um novo Plano Diretor de Modernização do Nippon. Nos anos seguintes, diversas obras são inauguradas como o Núcleo II, as piscinas aquecidas, as quadras cobertas do Gueitebol, a arquibancada coberta do Campo de Futebol, a iluminação das quadras de tênis e o lago de pesca e com ele o departamento. O Basquete também surge nessa época no clube, assim como o Karatê. No final da década nasce também o Departamento de Handebol e o Movimento Jovem (MOVI), por iniciativa de um grupo de jovens liderados por Claudio Sassaki, inspirados no Movimento de Menores do Peru.

1997
Aquisição de novas áreas e o surgimento do Beisebol no clube

Em 1997, uma área de 58 mil metros quadrados foi adquirida perto da sede, o local já contava com um campo de beisebol, arquibancada e vestiários. A partir dessa nova conquista para o clube, muitos sócios se inscreveram para praticar o beisebol e o softbol. No ano seguinte, A Associação Cultural e Esportiva Blue Jays, de São Bernardo do Campo, propôs uma fusão com o Nippon. Nascia, naquele momento, o Nippon Blue Jays! Que de lá para cá vem colecionando títulos em diversas categorias, além de ser um berço de novos talentos, com diversos atletas do beisebol e do softbol se destacado no cenário internacional. Os associados também passaram a desfrutar de uma outra área, de 200 mil metros quadrados, em Itaquaquecetuba, para a prática do esporte.

Com a ampliação dos esportes no clube, um ginásio já não era mais suficiente para atender a tantas modalidades. Assim, também em 1997, o Nippon inaugurou o Ginásio Poliesportivo 2, com a participação de dirigentes de clubes nipo-brasileiros e representantes do Peru, Uruguai, Paraguai e Argentina. Em 2019, após passar por diversas reformas, o espaço recebeu um novo nome, em homenagem a um dos nossos fundadores: Ginásio Koitiro Hama.

2000
Nascem novos departamentos e os eventos são ampliados

Os anos 2000 começam no Nippon com relevantes conquistas no esporte. Muitos departamentos nascem nessa década como o Cultura e Artes, Escotismo, Melhor Idade, Atletismo, Badminton, Mallet Golf, com a inauguração do campo de minigolfe, e Artes Marciais, que além do karatê passa a englobar novas modalidades como o judô.

Os eventos tradicionais como Undookai, Nippon Fest e Festa Junina são ampliados, com novas atividades e praça de alimentação comandada pelos departamentos, atraindo ainda mais público. O Acantonavolley, evento que reúne jovens e crianças em um acampamento mágico, tem a sua primeira edição em janeiro de 2001.

2009
Um novo presidente e o início de mais uma década de conquistas

Após 16 anos de presidência, Sadao Kayano passa o posto para Valter Sassaki, que assume em 2009 após ter sido vice-presidente e diretor de esportes do clube. Nesse mesmo ano, tem início o Projeto de Inclusão Digital no clube, em parceria com o Instituto Paulo Kobayashi e coordenação do General Akira Obara, com o objetivo de ensinar noções de computação e internet para os associados da terceira idade.

2010
Novas obras e aquisições: É o Nippon se reestruturando e crescendo

Muitas melhorias foram realizadas nessa década e novos espaços foram criados, dando cara nova ao clube! Tivemos a inauguração da sede do Taikô, do Mallet Golf, da ciclovia e da Praça Fitness. Reformamos o restaurante, o espaço gourmet, os quiosques, a sede do Bocha e do Tênis de Campo. Já no final da década, focando na expansão e consolidação do Nippon como um dos maiores clubes de campo do Brasil, o Nippon adquiriu o clube do Banco de Tokyo.

2018
Um olhar especial às nossas crianças e jovens

Nessa década, o Nippon se dedicou às nossas crianças e adolescentes, inaugurando vários espaços e projetos voltados para eles. Como o nosso Parque Infantil, um centro de lazer, com projetos paisagístico e arquitetônico, totalmente voltados para a diversão das crianças, que se tornou realidade em 2010, graças à colaboração voluntária de nossos associados. O Espaço Família, inaugurado em junho de 2018, nova área totalmente pensada para o conforto e bem-estar das famílias do clube. Englobando um berçário, com toda a estrutura para as mamães e os nossos pequenos, uma brinquedoteca, que recebe diversas atividades e oficinas, além de uma divertida pista de minicarros. Além da inauguração da Sede do Escotismo, em 2019, possibilitando ao GE Nippon 300 desenvolver suas atividades com mais autonomia e conforto.

Em 2016, também lançamos um projeto focado em nossos jovens, a Academia do Futuro, que tem como objetivo auxiliar na formação ética e moral dos jovens, por meio de atividades empreendedoras, que propiciem experiências transformadoras.

2020
Se reinventando durante uma pandemia e iniciando uma nova gestão

No ano em que completamos 60 anos de existência, fomos surpreendidos por uma pandemia global, que abalou e desafiou todo o mundo. Em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia no Brasil, o Nippon foi sede da maioria das modalidades da 24ª Confraternização Desportiva Internacional Nikkei, a Confra, uma das principais competições esportivas nikkeis do mundo. Com o início da pandemia, o clube passou a se adequar às novas regras, realizando diversas atividades de maneira virtual e seguindo um rigoroso protocolo sanitário. Em 2021, após 12 anos à frente do clube, Valter Sassaki deixa a presidência do Nippon, em seu lugar assume Rubens Kamoi, que era diretor Social do clube desde 2007.

2023
Novas Obras e um lindo Parque Aquático

Após retomar suas atividades esportivas e sociais de maneira segura e gradual, ao longo de 2021 e 2022, o Nippon passou a investir na melhoria de suas instalações: inaugurou, em outubro de 2021, o Salão de Festas Infantil, com capacidade para até 100 convidados e uma excelente infraestrutura; em maio de 2022 a Piscina Recreativa, totalmente reformada, com cascata e climatização; um novo sistema integrado, com totem de autoatendimento e reconhecimento facial na entrada do clube e nas piscinas, para facilitar e agilizar a vida do sócios no dia a dia do clube; um novo Jardim Japonês, em frente ao Hotel do clube, em setembro de 2023, oferecendo mais um cantinho especial em nosso clube, de paz e contato com a natureza; e, finalmente, em outubro de 2023, a Praia do Bosque, um lindo projeto em nosso Parque Aquático com direito a chafarizes, 18 bicos de hidromassagem, 24 hidrobolhas, duas saunas e dois super baldes malucos, que despejam sobre os banhistas 3 mil litros de água.

Livro comemorativo de 60 anos do Nippon Country Club

Quer conhecer a nossa história com ainda mais detalhes? Confira o nosso livro comemorativo: “60 Anos de sucesso, caminhando para o futuro. 1960 a 2020”.