O PROJETO

 

O Projeto Caminho Certo é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, criada em 15 de Março de 2003

O Projeto é administrado por um grupo de voluntário-sócios pertencentes ao Nippon Country Club. Situado na cidade de Arujá, São Paulo, o clube de campo é destinado ao lazer de seus sócios - é nesse local que atualmente encontra-se a sede.

 

Objetivo do Projeto

Tem como fundamento a conscientização e a integração social de crianças e jovens com a natureza e a sociedade. Além disso, o Projeto visa a que seus integrantes pratiquem a solidariedade com os menos favorecidos através de atividades especialmente articuladas para esse fim. Visamos também ao relacionamento do jovem com o mundo exterior ao clube/projeto para que possam fazer novas amizades e trocar experiências, elevando assim sua autoestima e superando barreiras para que possam melhorar seu crescimento pessoal.

 

A integração das crianças e dos jovens

Para atingirmos nosso objetivo, varias atividades são elaboradas de modo que todos os integrantes possam participar de forma ativa. Mão na massa, oficinas de artesanato, jovens talentos, palestras, workshops, treinamento RH, dinâmíca em grupo, campanha arrumando-guarda-roupa, bazares, arrecadação de donativos, viagens, visitas a instituições, orfanatos, asilos e hospitais são algumas atividades praticadas pelos participantes do Projeto.

Os eventos ocorrem quase todos os finais de semana e contam com a ajuda de todos os voluntários, incluindo as crianças e os jovens, e contamos com um grande aliado: o esporte. Sabendo da fascinação dos jovens e crianças por aventura e emoção, elaboramos um evento anual em que é possível unir as diferentes faixas etárias e o esporte, no qual a modalidade escolhida é o trekking. Nessa data, contamos com o apoio de uma equipe especializada, a Trekking Aventura, que comparece ao Clube Nippon, elabora todo o percurso e organiza os grupos que se aventurarão com seus pais, parentes, amigos e professores, em uma divertida e emocionante competição nas matas verdes que fazem parte do clube. Ao final, prêmios simbólicos são distribuídos, sempre objetivando o incentivo à capacidade física e mental denossos participantes para que percebam seu potencial perante os desafios proporcionados pela vida.

 

O Projeto e a reciclagem

Para dar uma pequena contribuição à preservação ambiental, instauramos no Projeto a reciclagem de latinhas de alumínio. Por meio de cartazes, panfletos e site, pedimos a colaboração de todos os integrantes do Projeto e sócios do clube para que possamos arrecadar, o tanto quanto possível, desse material, que, muitas vezes, é descartado de forma inconsciente. Todo o fundo arrecadado com a venda das latinhas é revertido para gratificar os funcionários do departamento.

Outras atividades do Projeto

O Projeto desenvolve atividades de solidariedade. Durante o ano, são feitos eventos com o objetivo de arrecadar donativos e propiciar uma pequena, mas importante ajuda a algumas instituições. Mutirões, doação de alimentos a asilos, arrecadação de roupas, livros, sapatos, brinquedos para bazares beneficentes, oficinas de reciclagem para vendas e posterior doação aentidades são alguns exemplos do que é feito no Projeto. Todas essas ações são praticadas em conjunto: voluntários, com as crianças e jovens, de forma a conscientizar do mundo real e desenvolver sempre o melhor de si para promover o bem-estar social.

 

Patrocinadores

O Projeto conta com o suporte de alguns patrocinadores que têm a mesma visão que a nossa, ou seja, a integração social. Por meio de banners, cartazes, logotipos no website do Projeto, deixamos clara a participação desses nossos amigos que tanto nos ajudam, direta ou indiretamente a realizar esse trabalho de vida e conscientização para com nossos jovens.

 

Sete questões fundamentais

1. O que é o Projeto?
Idéias em movimento, abertura para diferentes oportunidades, diversidade de opinião, conscientização e responsabilidade social.

2. Quem pode fazer parte?
Exclusivo para pessoas que querem fazer do mundo e de si mesmo, lugares melhores pra se viver.

3. Quais são os objetivos?
Preparar o jovem para um caminho de sucesso e prosperidade, tanto pessoais como profissionais.

4. Quando começou e como?
Surgiu em março de 2003 através de uma semente criada e germinada por um pequeno grande jovem.

5. Onde surgiu?
O espaço inicial foi o coração de cada envolvido na causa. O projeto se desenvolveu e ganhou espaço físico, no Departamento de Tenis do Nippon Country Club.

6. Por que ele existe?
Para abastecer o jovem com a maior quantidade possível de excelente informação para que este possa traçar o seu próprio caminho.

7. Qual é o valor de participar?
Quem participa cresce e aprende muito sobre as pessoas e, sobretudo, sobre si mesmo. É uma experiência inestimável.

 

O Projeto Caminho Certo

Cenário: Março de 2003. Nippon Country Club, departamento de tenis.


Algo novo está para acontecer, é possível sentir essa vibração no ar. Uma semente vêm à tona e começa a criar vida própria.

Violência, criminalidade, drogas. Poluição, pobreza, aquecimento global. Jovens sem rumo. Manchetes de um dia normal, como outro qualquer, de um jornal da cidade, exceto por um detalhe. Jovens sem rumo. Aquela notícia em especial parecia se destacar das demais e parecia gritar por atenção.

Jovens abastados, de família nobre e excelentes escolas, cometendo os mais estúpidos erros possíveis. Jovens embriagados e sem o mínimo de senso de moral, dirigindo como loucos desvairados pelas ruas sombrias da cidade. Jovens se drogando em terrenos baldios, usando o dinheiro que supostamente seria para o curso de inglês ou até mesmo da condução para sustentar esse vício. Jovens roubando lojas ou caixas de banco, jovens sem consciência alguma.

Impossível definir quais são as regras e quais as exceções. Jovens conscientes até existem, mas são minoria. Jovens com força para influenciar outros e fazer diferença na vida das pessoas, menos ainda. O jovem de hoje não sabe o que fazer, o que esperar, como proceder. Falta algo para eles. Algo que direcione suas vidas. Falta informação de qualidade.

O Projeto Caminho Certo é uma iniciativa que surgiu para suprir essa necessidade. Jovens devem ser preparados para um caminho de sucesso e prosperidade, tanto pessoais como profissionais. Jovens devem crescer e ser felizes.

O ambiente do Projeto é único, um mundo à parte nesse grande caos que circunda a humanidade. Idéias em movimento, abertura para diferentes oportunidades, diversidade de opinião, conscientização e responsabilidade social.

O Projeto objetiva abastecer o jovem com a maior quantidade possível de excelente informação para que este possa traçar o seu próprio caminho. Quem participa cresce e aprende muito sobre as pessoas e, sobretudo, sobre si mesmo.

Só existe um porém. Este é um Projeto exclusivo. Exclusivo para pessoas que querem fazer do mundo e de si mesmo, lugares melhores pra se viver.

Sementes parecem crescer no coração de cada envolvido na causa e se transformar numa linda árvore.

E pensar que tudo começou com uma única sementinha, criada e germinada por um pequeno grande jovem.

Abrace esta causa, vista sua camisa. Plante uma nova semente.

O mundo conta com a sua contribuição.

Projeto Caminho Certo,
Um sonho de todos nós.