REGIMENTO INTERNO

Regras para frequência - Cursos DC&A (versão 06/2021)

 

1. Todo o sócio que se interessar por algum dos cursos ofertados pelo DC&A tem o direito a uma aula experimental gratuita, com exceção do curso de fotografia por ele ser modular. Se a aula experimental envolver custo de material para a sua realização, este custo terá de ser coberta pelo associado, a critério de cada professor.

2. Todo o aluno deverá pagar uma taxa de manutenção ao departamento no valor de R$10,00 (para o ano de 2021). Esta taxa deve ser paga até o dia 10 de cada mês juntamente com a mensalidade do seu curso, na secretaria do DC&A.

3. O aluno pagará uma única taxa de manutenção mensal, independente de quantos cursos fizer no DC&A.

4. Existe uma taxa de manutenção familiar de R$20,00 por mês, para famílias com 3 ou mais membros diretos da família (mesmo nº de sócio), que frequentam os cursos do DC&A. Cabe ao aluno solicitar a opção desta taxa, avisando a secretaria do DC&A quando fizer o acerto da taxa de manutenção, para que sejam identificados os membros da sua família na carteirinha do DC&A.

5. Todo o aluno deverá acertar a mensalidade do curso até o dia 10 de cada mês na Secretaria do DC&A. As aulas são sempre pagas a vencer. O valor da mensalidade sempre corresponde a 4 aulas mensais. Mês que tem 5 semanas o aluno ganha uma aula.

6. Todos os alunos do DC&A quando forem se desligar do departamento, devem obrigatoriamente avisar a secretaria do DC&A para dar baixa no seu cadastro. Com esta atitude estará abrindo a sua vaga para que outro associado venha a ocupar este horário. Enquanto o aluno não fizer este desligamento, as mensalidades e taxas de manutenção estarão correndo e ele terá de acertá-lo, independente de estar frequentando o curso ou não.

7. Quando o aluno for se afastar por um período por motivos de doença, férias, estudos, etc. Sempre devem avisar a secretaria do DC&A e negociar com o professor da modalidade do curso como poderão ser feitas as reposições das aulas não frequentadas neste período, ou na impossibilidade de reposição, negociar a isenção de pagamento das aulas deste período de afastamento. Independente de qual for a negociação feita, os valores da taxa de manutenção do departamento devem ser pagas normalmente. O afastamento não deve ultrapassar 1 mês para garantir a reserva da sua vaga.

8. Famílias com 3 ou mais membros diretos (dependentes com o mesmo N°. de Título) que frequentam o curso do DC&A, tem direito a um desconto progressivo assim estipulado:

(a) Família com 3 membros terá desconto de 5% nos cursos frequentados pelos 3 membros. Os membros da família devem obrigatoriamente avisar na Secretaria do DC&A no caso de desistência de algum dos membros. Os componentes da mesma família que usufruem do desconto terão anotação na carteirinha.

(b) Família acima de 4 membros diretos que frequentam os cursos do DC&A tem direito a um desconto de 10% no valor das mensalidades. Os membros da família devem obrigatoriamente avisar na Secretaria do DC&A no caso de desistência de algum dos membros. Os componentes da mesma família que usufruem do desconto terão anotação na carteirinha.

9. Todo o aluno que fizer 3 ou mais que 3 cursos do DC&A, usufruirão das mesmas vantagens citadas no item 8 (no lugar de membros de família valerão cursos).

10. O desconto oferecido aos alunos não são debitados do ganho dos professores, isto é, a porcentagem de desconto que o aluno usufrui é descontada no valor do repasse dos ganhos dos professores, em relação a estes alunos, para o departamento.

11. Todo o aluno deverá providenciar uma foto 3x4 para a confecção da carteirinha, na qual serão anotados os pagamentos das mensalidades dos cursos, bem como a taxa de manutenção do departamento.

12. No momento da inscrição será solicitado ao associado que assine concordando ou não com o uso da sua imagem em jornais, revistas, informativos e internet. Quando o aluno for menor de idade o responsável deverá assinar esta autorização. Quando não for autorizado o uso da imagem ele deve providenciar uma foto para que seja anexado à documentação. Fiquem cientes que em eventos públicos, o DC&A não poderá responsabilizar pelas fotos tiradas pelo público presente. O DC&A se responsabiliza em não publicar fotos de alunos não autorizados em informativos ou fotos de site que o DC&A tira de salas de aula.

13. Para que as taxa de manutenção são utilizados? As taxas que os alunos do DC&A pagam para o departamento revertem em benefícios para os alunos e gastos inerentes para o bom funcionamento do mesmo. Aliados à taxa de manutenção, os repasses das aulas feitos pelos professores também são revertidos em benefício dos frequentadores do DC&A. Alguns exemplos de aplicação destes valores:

(a) Despesas de limpeza do local das aulas,

(b) Suprimento de água e copos descartáveis para os alunos e professores,

(c) Manutenção rotineira preventiva de todo o departamento,

(d) Reparos ou reposição (quando se fizer necessário) de equipamentos ou partes de equipamentos, mobília, infraestrutura necessárias para o funcionamento dos cursos,

(e) Custo de confecção de faixas, banners, painéis e panfletos para divulgação de eventos e cursos,

(f) Custo de confecção de carteirinhas do departamento,

(g) Despesas de eventos promovidos pelo DC&A, como DC&A de Portas Abertas, Show de Artes, Jantares Dançantes, etc.

(h) Melhoramentos nas dependências do departamento visando o bem estar dos seus sócios,

(i) Etc., etc., etc.

14. O DC&A possui um Quiosque à disposição dos nossos alunos e professores, que podem ser utilizados para confraternizações com os amigos e familiares ou para festejar o seu aniversário ou simplesmente para aquele churrasco de domingo. Para reservar o Quiosque devem ser alunos ou professores do DC&A e estarem em dia com as suas obrigações. O controle das reservas está centrado com a secretária do departamento. A partir de 2021, o custo para a utilização do Quiosque para os nossos alunos e professores será de R$30,00.

Após a sua utilização mantenha-o em ordem, não se esquecendo de apagar a churrasqueira, as luzes, colocando o lixo no local apropriado, torneiras fechadas, etc., etc., etc. Se encontrar qualquer irregularidade avise imediatamente a nossa secretaria.

***Durante a pandemia a utilização do quiosque só pode ser feita pelos membros da mesma família (mesmo número de título), não podendo exceder 06 pessoas. Quem não cumprir com a regra, não poderá mais alugar o quiosque enquanto durar a pandemia. A qualquer momento, a direção poderá suspender o aluguel do quiosque objetivando a segurança do associado.

15. Durante o ano existe uma série de programações promovidas pelo DC&A, onde os associados e seus familiares estão convidados a participarem ativamente. A finalidade destas atividades é o de promover uma maior integração entre os seus membros. Entre estas atividades citamos: Shinenkai, Bailes Temáticos, DC&A de Portas Abertas, Dia de Oficinas, Show de Artes, Boonenkai, etc. Sempre fiquem atentos aos comunicados anunciados no infirmativo e no site do Nippon para saber as datas e não perder os eventos.

16. As aulas do DC&A estarão suspensas no sábado e domingo do DC&A de Portas Abertas, Nippon Fest e Show das Artes a fim de que todos possam participar ativamente dos eventos. Nestes dias não poderão ser marcadas nenhum tipo de reposição ou treino. Esses dias com as aulas suspensas não terão reposição, pois naturalmente estarão sendo compensadas com os meses que possuem 5 semanas.

17. Quando algum feriado cai exatamente no dia da sua aula no DC&A, o professor tem o direito de folgar sem direito à reposição. Cada professor poderá a seu critério combinar com a sua turma e dar aula normal no feriado e folgar em outro dia a combinar.

18. Aula que o professor faltar por motivos particulares serão repostas aos alunos ou na sua impossibilidade será descontada uma aula da sua mensalidade.

19. Quando o aluno faltar à aula não terá direito à reposição nem desconto na sua mensalidade, mas a critério de cada professor desde que haja possibilidade ele poderá permitir a reposição da aula como uma cortesia ao seu aluno.

20. Para os cursos de música, o departamento oferece na aula cortesia o uso do instrumento do Departamento ou do professor, mas para as aulas cada um deverá adquirir o seu instrumento e trazê-lo nas aulas. Fones de ouvido quando necessárias são de uso pessoal por questões de higiene, cada aluno deverá adquirir o seu; o departamento não oferece fones para os alunos.

21. Os cursos de piano e teclado são os únicos que o aluno utiliza os instrumentos da casa, mas fiquem cientes que os instrumentos do departamento serão apenas suficientes para ministrar aulas, não teremos equipamentos top de linha. Como os alunos destas modalidades tem maior privilégio que os outros alunos de instrumentos musicais, a partir de 2021 terão uma pequena taxa mensal de utilização dos equipamentos para cobrir valores de manutenção e afinação de piano. Este valor está sujeita a reajuste de acordo com a necessidade. No momento a taxa é no valor de R$10,00 por mês.

A diretoria do DC&A está à disposição dos senhores para maiores esclarecimentos.